Escola Municipal “Padre Elígio Silvestri ”.
Laboratório de informática.
Professor dinamizador:
Rose Oliveira de Lima Cruz.
PROJETO - Língua Portuguesa
Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra
JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a informática aplicada tem funcionado como instrumento para a inovação. Observando-se que o seu funcionamento vem associado a aprendizagem, que possam repercutir tanto no ambiente interno como externo, ao mesmo tempo que introduzem diferentes formas de atuação de interação entre pessoas. Conhecendo-se as limitações físicas e até cogniscentes dessas crianças devem-se propor metodologias e estratégias e é isso que se pretende fazer com este projeto.Os estudos comprovam é a descontextualizarão das atividades desenvolvidas, isto caracteriza a inovação da escola que trabalha de forma contextualizada à realidade do educando. Como atualmente o contexto da maioria dos alunos envolve a manuseabilidade de computadores, como instrumento de lazer, de pesquisa ou ainda de simples comunicação virtual, nada mais prático que aproveitar este enorme potencial educativo para, através da informática, ampliar seus conhecimentos valorizar a cultura das raças e práticas cidadãs. Assim, este projeto justifica se sendo desenvolvido neste sentido, buscando envolver os alunos com a escola, através da informática, que é um dos pontos chaves de confluência da escola com o mundo do educando suas culturas e raças.
A arquitetura não linear das memórias do computador viabiliza textos tridimensionais dotados de uma estrutura dinâmica que os torna manipuláveis interativamente.
"A maneira mais usual de visualizar essa escritura múltipla na tela plana do monitor de vídeo é através de 'janelas' (windows) paralelas, que podem ser abertas sempre que necessário, e também através de 'elos' (links) que ligam determinadas palavras chave de um texto a outros disponíveis
na memória" (Machado, 1993, p. 286 e 288).
Objetivo geral.
Conduzir o educando a respeitar e entender a cultura negra como parte importante que compõem nossa nação, por meio dos estudos de sua culinária, danças, musicas, religiões e costumes entendendo que a raça negra tem papel fundamental na existência humana.
Objetivos específicos.
- Apresentar as formas de conhecimento, através de uso adequado das novas tecnologias da informação e da educação;
- Desenvolver a competência de pesquisa e síntese;
- Promover o trabalho colaborativo;
- Promover o alargamento cultural, estimulando as habilidades de interpretação.
- Propor produções escritas.
Recursos materiais.
Áudio visual;
Tecnológicos ;
Lápis, papel, cola,
Cronograma.
Durante o ano letivo.
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PROJETO - Língua Portuguesa
Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Valorizar a cultura negra
Valorizar as lutas e as resistências históricas dos negros
Descobrir os valores que os africanos trouxeram para o Brasil
Identificar palavras de origem africana no português do Brasil
Conviver com pessoas de pele negra sem preconceito
Aceitar negros como pessoas humanas, inteligentes e capazes
Estudar conteúdos de forma interdisciplinar
Desconstruir ideias preconceituosas sobre os negros
Comparar a história dos negros desde a chegada ao Brasil, suas lutas e suas conquistas
Posicionar-se contra atos racistas e preconceituosos
Preservar a memória cultural como bem coletivo
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deve trabalhar as questões de intolerância; valores: morais, sociais, históricos; convívio e direitos humanos.
Estratégias e recursos da aula
1ª Aula: O professor deve fazer uma introdução, chamando a atenção da turma para as questões de valores morais e direitos humanos. Nessa introdução, deve-se perguntar: 1. Quem já se sentiu discriminado, humilhado, ou desmoralizado por ser negro? Ouvir quem quiser falar, depois escolher 3 alunos para contar suas experiências. 2. Quem já leu ou viu pela televisão algum caso parecido? Escolher 3 alunos para socializar suas experiências. 3. Vocês acham que a cor da pele, negra, influencia na personalidade da pessoa? Escolher 3 alunos para responder à pergunta, pessoalmente. Observar os alunos que responderam positivamente e os que responderam negativamente, escolher 2 alunos de cada opinião, para justificarem as respostas dadas.
Em seguida, dividir a turma em 6 grupos, para realizarem as pesquisas e prepararem as estratégias de apresentação. Encaminhar os grupos para o laboratório de informática, para acessarem o site sugerido, inicialmente todos se fundamentarão no mesmo site: http://www.culturanegra.com.br em seguida, cada grupo vai pesquisar sobre um sub-tema proposto com os sites e temas abaixo relacionados.
IMAGEM DO SITE DE UM CONCURSO DE BELEZA NEGRA. DISPONÍVEL EM:
1. grupo. Linguagem afro-brasileira. Disponível em: http://www.culturanegra.com.br
2. grupo. Culinária afro-brasileira. Disponível em: http://www.culturanegra.com.br
3. grupo. Artesanato afro-brasileiro:Disponível em: http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1024&bih=600&q=negro+cultura+e+a
4. grupo. Religiosidade afro-brasileira. Disponível em: http://www.grupoescolar.com/religiões
5. grupo. Danças afro-brasileiras. Disponível em: http://www.culturanegra.com.br/
6. grupo. Músicas afro-brasileiras. Disponível em: http://www.geledes.org.br/portal/musica.html
2ª Aula: Este espaço será destinado às pesquisas e organização das apresentações
Com as pesquisas em mãos, os alunos irão montar as apresentações sobre os temas propostos. Ex: o 1º GRUPO, vai fazer uma exposição de palavras originárias da linguagem dos africanos que vieram para o Brasil. Ex: berimbau, Iemanjá, caruru, vatapá, zabumba, Oxalá, Xangô, macumba, axé, mandinga, quitute, capoeira... essa apresentação pode ser em forma de cartazes, declamação de poesias, paródias, etc. O 2º GRUPO, vai preparar e expor alimentos típicos da culinária africana, como: vatapá, feijoada, angú, pamonha, canjica, mungunzá, acarajé, café, pimenta malagueta... Esses alimentos podem ser degustados pelos visitantes. O 3º GRUPO vai fazer uma exposição de objetos artesanais com a mesma origem: maracá, tambor, pandeiro, berimbau, gamela, utensílios de argila... O 4º GRUPO vai apresentar alguns gestos da religiosidade afros, como: Terecô, Devoção aos santos, Dança de São Gonçalo, Dança de São Benedito, Divindade... O 5º GRUPO vai apresentar danças, que podem ser, por pessoas da comunidade, ou pelos alunos do grupo, que ensaiaram antecipadamente, como: samba, carimbó, cacuriá, capoeira, pagode, regue, bumba-meu-boi... O 6º GRUPO, vai apresentar músicas que tenham a mesma origem, ou que falem da realidade afro-brasileira. Para concluir as apresentações, cada grupo apresentará um dos seus membros para desfilar com trajes originários que rememorizem a beleza negra.
IMAGEM DA TELA DO SITE CULTURA NEGRA, COM VÁRIAS OPÇÕES DE
PESQUISA. DISPONÍVEL EM: http://www.culturanegra.com.br
3ª Aula: Será reservada às apresentações, que poderão ser num espaço devidamente preparado antecipadamente. De preferência no pátio, auditório, ou quadra da escola. Cada grupo com seu stand, o professor pode solicitar da direção, a liberação das outras turmas, para participarem como visitantes, ouvintes, etc. Assim poderão envolver alunos e professores da escola. O professor, inicialmente, poderá fazer parceria com os professores das disciplinas afins e descentralizar a coordenação e outras atividades. Os alunos de outras turmas deverão ser informados de que ao retornarem à sala de aula será feito um debate avaliativo com todos os participantes, por isso é necessário participarem com atenção, perguntas, curiosidades, etc.
IMAGEM DA CULINÁRIA AFRO. DISPONIVEL EM: http://www.culturanegra.com.br
4ª Aula: Depois das apresentações os professores retomarão o assunto de forma avaliativa, com o questionamento em mãos:
1. O que você conseguiu aprender com as apresentações?
2. Foi possível perceber a contribuição dos negros na cultura brasileira atual?
3. O que você gosta e não sabia que tem relação com a cultura negra? (alimentos, danças, músicas, adornos, costume em geral...
4. Qual o seu posicionamento quanto à pessoa negra, depois dessas apresentações?
Recursos
- Computador / internet
- Impressora / papel
- Data SHOW/ pen drive
- Caixa de som / microfone
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação, o envolvimento e a socialização dos grupos entre si. os professores deverão observar o posicionamento de cada aluno em relação ao preconceito e a intolerância, e fazer interferência, quando necessário. Finalmente, observar a auto-avaliação feita na sala de aula, principalmente com os alunos que participaram como telespectadores.
Outras sugestões:
Gêneros textuais: charge
Referência Bibliográfica: Portal do Professor – Sugestões de aulas.
MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1993.
- DVD TV escola:
- Salto para o futuro vol III n 26 Festas da afro Descendência,
- Diversidade racial vol III. N 23 História da Cultura Afro Brasileiro e Africana; As relações Étnicos Raciais, Historia e Cultura Afro no Brasil na Educação Infantil.
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