terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dia nacional do Livro



Hoje comemoramos o dia nacional do livro. Essa data é comemorada em 29 de outubro, pois foi uma homenagem a fundação da Biblioteca Nacional em 1810. 

Você sabia que na Idade Média os livros eram feitos a mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos? Um livro pequeno levava meses para ficar pronto. Imaginem só se não tivéssemos todos os recursos avançados que temos hoje para produzir os livros? Com toda a tecnologia que temos hoje, por maiores que sejam eles ficam prontos rapidamente. 

O livro é um meio muito importante para adquirir conhecimento, e contribuir com o desenvolvimento da nossa linguagem e escrita. Além de ser muito gostoso ler! Hoje temos livros de todos os temas, assuntos, histórias, e idades. Escolha o seu preferido e comemore esta data, lendo um bom livro!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dia da Aviação Brasileira

No dia 23 de outubro comemora-se o dia da aviação. Essa data foi instituída pelo governo do Brasil em homenagem a Alberto Santos Dumont, um mineiro nascido em 20 de julho de 1873, na cidade de Palmira, hoje conhecida como Santos Dumont.
Na mesma data (23 de outubro) em Paris, no ano de 1906, Santos Dumont testou seu avião, o 14-Bis, que atingiu uma altura acima de 25 metros, num vôo oficial.

14-Bis – Invenção de Santos Dumont
Após alguns anos, com o aperfeiçoamento dos aviões, Santos Dumont sofreu muito por ver que seu invento estava ajudando os homens na guerra, a matarem e destruírem as pessoas. Muito triste, entrou em depressão, e faleceu.
A partir da evolução do avião pelos meios tecnológicos, este foi se tornando mais importante para nossas vidas, pois faz o transporte de cargas e pessoas de forma mais eficiente e rápida.
Os modelos variam muito, podem ser mais simples ou mais luxuosos e suas velocidades também variam, podem ser monomotores, bimotores, à jato ou supersônicos.

Modelo Internacional

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dia da leitura

 



12 de outubro, dia Nacional da Leitura.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA!

A leitura é fundamental para nosso processo de  aprendizado e desenvolvimento profissional!
Quando lemos, escrevemos melhor, temos mais facilidade na compreensão de textos, livros e maior capacidade de argumentação.
Tudo é questão de hábito, se colocarmos os livros como uma das prioridades do nosso dia a dia, eles não serão esquecidos.
Leia! Aproveite seus momentos livres, seja em casa, na escola, no parque, no ônibus ou no metrô.

Qual foi o último livro que você leu? Você sabe quando foi?

Dia do deficiente físico

Nossa Senhora Aparecida

12/10 - Dia das crianças

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dia do folclore




O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.
Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.
Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Comadre Florzinha
É uma fada pequena que vive nas florestas do Brasil. Vaidosa e maliciosa possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos e travessuras nos caçadores e pessoas que tentam desmatar a floresta.
Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

AMIGO


 

  TIPOS DE AMIGOS

AMIGO ÍMÃ: Carrega você para todos os passeios…
AMIGO IRMÃO: Muitas vezes você acha que ele é até melhor que seu próprio irmão…
AMIGO PARCEIRO: Sempre pronto para o que der e vier.
AMIGO “VIAGEM NA MAIONESE”: Embarca junto com você em seus sonhos mais mirabolantes.
AMIGO BARULHO: Quando sai, deixa um silêncio incrível…
AMIGO BANQUEIRO: Sempre ajuda você na$ hora$ mai$ difícei$
AMIGO POPULAR: Você tem que entrar na lista de espera para falar com ele
AMIGO PROTETOR: Defende você em situações difíceis.
AMIGO ESOTÉRICO: Acredita que existe ‘uma razão’ para tudo.
AMIGO OTIMISTA: Esse tem a solução para tudo.
AMIGO CONSELHEIRO: Vive lhe dando conselhos, mesmo que você não peça.
AMIGO ANTIGO: Para ser preservado.
AMIGO NOVO: Para ser conquistado.
AMIGO SÁBIO: Sabe quando falar e quando calar.
AMIGO EXPERIENTE: Sempre sabe como fazer as coisas.
AMIGO ANUAL: Você encontra uma vez por ano, e nota que o tempo não acabou com o sentimento de amizade…
AMIGO MÃE: Sempre pronto a dar um colinho.

Pra ler

Piquenique das Tartarugas

 
A família de tartarugas decidiu sair para um piquenique, e por serem animais naturalmente lentos, levaram alguns dias para prepararem-se para seu passeio. Finalmente a família de tartarugas saiu de casa para procurar um lugar apropriado, e durante o segundo dia da viagem encontraram o lugar ideal!

Elas levaram algumas horas para limpar a área, desembalaram a cesta de piquenique e terminaram os arranjos. Quando elas estavam prontas pra comer, descobriram que tinham esquecido o sal. Poxa, todas concordaram que um piquenique sem sal seria um desastre, e após uma longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida das tartarugas.
A pequena tartaruga lamentou, chorou, e esperneou, mas concordou em ir com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. A família concordou e a pequena tartaruga então saiu para buscar o sal.
Três dias se passaram e a pequena tartaruga ainda não havia retornado. Cinco dias… Seis dias… Então, no sétimo dia, a tartaruga mais velha, que já não aguentava de tanta fome, anunciou que ia comer, e começou a desembalar um sanduíche.
Quando ela deu a primeira “dentada” no sanduíche, a pequena tartaruga saiu detrás de uma árvore e gritou:
- Ahhãããããã! Eu tinha certeza que vocês não iam me esperar. Agora é que eu não vou mesmo buscar o sal!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

inicio do Inverno

 

Dia 21 de junho começa o inverno.

  Inverno é uma das quatro estações do ano nas zonas temperadas, caracterizando-se pelo frio. Tem início com o solstício de Inverno, que ocorre perto de 21 de junho no hemisfério Sul e de 21 de dezembro no hemisfério Norte, e termina com o equinócio de Primavera, que no hemisfério Sul acontece perto de 23 de setembro e no hemisfério Norte cerca de 21 de março. Engloba parte dos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março no hemisfério Norte, e Junho, Julho, Agosto e Setembro no hemisfério Sul.

Dia dos namorados






FELIZ DIA DOS NAMORADOS

12/06












Dia de Santo Antônio

 


No dia 13 junho, a Igreja Católica celebra o dia de Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares, venerado não somente em Pádua, onde foi construída uma basílica que acolhe os restos mortais dele, mas no mundo inteiro. São estimadas pelos fiéis as imagens e estátuas que o representam com o lírio, símbolo da sua pureza, ou com o Menino Jesus nos braços, que lembram uma aparição milagrosa mencionada por algumas fontes literárias.
Santo Antônio Nasceu em Lisboa, em uma família nobre, por volta de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando. Começou a fazer parte dos cônegos que seguiam a regra monástica de Santo Agostinho, primeiramente no mosteiro de São Vicente, em Lisboa, e depois no da Santa Cruz, em Coimbra, renomado centro cultural de Portugal. Dedicou-se com interesse e solicitude ao estudo da Bíblia e dos Padres da Igreja, adquirindo aquela ciência teológica que o fez frutificar nas atividades de ensino e na pregação.
Em Coimbra, aconteceu um fato que mudou sua vida: em 1220, foram expostas as relíquias dos primeiros cinco missionários franciscanos que haviam se dirigido a Marrocos, onde encontraram o martírio. Esse acontecimento fez nascer no jovem Fernando o desejo de imitá-los e de avançar no caminho da perfeição cristã: então, pediu para deixar os cônegos agostinianos e converter-se em frade menor. A petição foi acolhida e, tomando o nome de Antônio, também ele partiu para Marrocos. Mas a Providência divina dispôs outra coisa.
Devido a uma doença, Santo Antônio se viu obrigado a voltar à Itália e, em 1221, encontrou São Francisco. Depois disso, viveu por algum tempo totalmente escondido em um convento perto de Forlì, no norte da Itália. Convidado, casualmente, a pregar por ocasião de uma ordenação sacerdotal, Antônio mostrou estar dotado de tal ciência e eloquência, que os superiores o destinaram à pregação. Começou, assim, na Itália e na França, uma atividade apostólica que levou muitas pessoas que haviam se separado da Igreja a retomarem sua participação e engajamento na vida eclesial.
Nomeado como superior provincial dos Frades Menores da Itália Setentrional, Antônio continuou com o ministério da pregação, alternando-o com as tarefas de governo. Concluído o mandato de provincial, retirou-se para perto de Pádua, local em que já havia estado outras vezes. Depois de apenas um ano, morreu nas portas da cidade, no dia 13 de junho de 1231. Pádua, que o havia acolhido com afeto e veneração em vida, prestou-lhe sempre honra e devoção.

Festa Junina

 

Ontem 12/06/2013 aconteceu a festa junina da Escola Padre Elígio, foi linda.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Reflexão do dia


PARA REFLETIR

O dia mais belo: hoje
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distração mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças
A primeira necessidade: comunicar-se
O que traz felicidade: ser útil aos demais
O pior defeito: o mau humor
A pessoa mais perigosa: a mentirosa
O pior sentimento: o rancor
O presente mais belo: o perdão
o mais imprescindível: o lar
A rota mais rápida: o caminho certo
A sensação mais agradável: a paz interior
A maior proteção efetiva: o sorriso
O maior remédio: o otimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: O AMOR!!!


(Madre Tereza de Calcutá)

Dia da Língua Nacional



21 de maio - Dia da Língua Nacional



Dia da Língua NacionalHoje comemoramos o Dia da Língua Nacional!

Língua Nacional é aquela que é falada
em um país. Por exemplo, aqui no Brasil falamos a Língua Portuguesa.

Este dia merece ser comemorado, pois a Língua Portuguesa é nosso maior meio
de se comunicar e se expressar com outras pessoas e também através da escrita.

Toda língua é composta por diferentes palavras, e regras que juntas formam
as frases! Cada país possuí sua língua nacional, e nenhuma é igual à outra.

Porém, pode existir a influência de outras línguas, como por exemplo, a Língua Portuguesa do Brasil originária do Latim, foi influenciada pelo Tupi, que era a Língua utilizada pelas nações indígenas.

Devemos sempre ficar atentos, pois a Língua Nacional, seja de qualquer país, está sempre se modificando e evoluindo com o tempo, e com isso devemos sempre nos manter atualizados com o maior meio de expressão e comunicação que temos para usar no nosso dia-a-dia.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Para refletir

 

PEGADAS NA AREIA
 
Uma noite eu tive um sonho...


Sonhei que estava andando na praia

com o Senhor
e no céu passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava,
percebi que eram deixados dois pares
de pegadas na areia:
um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida
passou diante de nós, olhei para trás,
para as pegadas na areia,
e notei que muitas vezes,
no caminho da minha vida,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu
nos momentos mais difíceis
e angustiantes da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras
e perguntei então ao meu Senhor:
- Senhor, tu não me disseste que,
tendo eu resolvido te seguir,
tu andarias sempre comigo,
em todo o caminho?
Contudo, notei que durante
as maiores tribulações do meu viver,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Não compreendo por que nas horas
em que eu mais necessitava de ti,
tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho.
Jamais te deixaria nas horas
de prova e de sofrimento.
Quando viste na areia,
apenas um par de pegadas,
eram as minhas.
Foi exatamente aí,
que te carreguei nos braços.
 
 
Esse poema é um dos mais belos e verdadeiros sobre o Senhor de nossas vidas, que nos segura no colo, nos ampara, segura em nossas mãos e nos leva pelo caminho... Sua autoria é reinvidicada por 5 pessoas (pasmem), mas parece que a autoria mesmo do poema é de Mary Stevenson, escrito em 1936.

Em 1987 foi comprovado nos Estados Unidos que uma cópia datada de 1939 era verdadeira e foi escrita por “Mary Stevenson” e não por “Margaret Fishback Powers
 


Mensagem

 

Dê o exemplo


Para que discutir?
Repare que, muitas vezes, um pequenino gesto, uma simples ação de benefício, equivale a milhares de palavras, que o vento leva.
A quem você quiser convencer de suas ideias, dê o exemplo vivo de suas ações.
Um exemplo vale mais do que muitos discursos.
Que adianta pregar aos outros se você não pratica?
Dê o exemplo de suas ações, e conquistará a todos para suas ideias.


Reflexão


 Para refletir....

Talvez possamos um dia nos arrepender do que fizemos...
Mas o arrependimento
é sinal de que não tivemos medo de tentar...
E daí se as coisas não deram certo como deveriam??
...E daí se não era bem o que queríamos?
E nossa vida segue...
para tentarmos e errarmos muitas e muitas vezes...
Isso é viver e aprender...!!!
“Quem deixa para depois o que pode fazer logo,
perde o que nunca mais vai encontrar: O TEMPO."

Dia do gari

 

Parabéns a todos os garis 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Pra voce

Vitória

Vencer os outros não chega a ser uma grande vitória. Vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo combatendo seus vícios e controlando suas paixões. A vitória sobre nós mesmos é muito mais difícil. Ela requer mais coragem mais disciplina e mais decisão. Se você não conseguir na primeira vez tente de novo. O simples fato de tentar de novo já será sua primeira vitória. Te desejo um Dia de Vitória !